Este indicador representa o número de CREAS Regionais em funcionamento, conforme cadastrados no Cadastro do Sistema Único de Assistência Social (CadSUAS) (http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas), além de planilha interna de controle de pagamentos. Os CREAS Regionais têm como finalidade ampliar a cobertura dos serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade, especialmente nos municípios de pequeno porte I, com menor população e limitada capacidade de implantação de unidades próprias.
A regionalização pode ocorrer conforme dois modelos definidos na Resolução CNAS nº 31, de 31 de outubro de 2013:
Modelo I – Implantação de unidade física de CREAS Regional pelo governo estadual, responsável pela oferta direta do serviço à região de abrangência. (base de dados do CadSUAS)
Modelo II – Cofinanciamento estadual para que municípios de pequeno porte implantem e executem o CREAS em sua localidade, com base em pactuação intermunicipal e definição de abrangência regional. (base de dados da Planilha de Pagamento)
Número de CREAS Regionais
0 a infinito
Indicador público.
Os dados são coletados por meio de sistema próprio para CREAS Regional Modelo I:
http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas
Os indicadores de CREAS Regional Modelo II são provenientes do CadSUAS e da Planilha de Pagamentos. O CREAS Regional modelo II não consta no CadSUAS de forma explícita.
01/01/2015
MENSAL
município
Número de CREAS Regionais cadastrados no CadSUAS (Modelo I) e na Planilha de Pagamentos da PSE (Modelo II)
CGPVIS
O CadSUAS é um sistema de registro e cadastro das unidades socioassistenciais. Ele foi instituído pela Portaria MDS nº 430/2008.
O banco de dados do CadSUAS é transacional e não guarda histórico das unidades cadastradas. Entretanto, existem duas fontes que permitem utilizar dados históricos do CadSUAS:
A primeira delas é o Censo SUAS, que coleta dados dos CREAS desde 2008. O Censo SUAS disponibiliza um questionário eletrônico anual para as unidades cadastradas no CadSUAS. Assim, é possível consultar dados históricos das unidades cadastradas no CadSUAS através do Censo.
No caso dos CREAS, temos o histórico desde 2008 através do Censo SUAS.
Outra possibilidade é a extração mensal dos dados do CadSUAS, para CRAS, CREAS, Centro POP e Unidades de Acolhimento, que é realizada desde 01/2014.
Sintaxe disponível - Acesse aqui o link da sintaxe.
A Ficha de Sintaxe está disponível apenas para consulta interna ao Ministério.